Conteúdo do impresso Edição 1264

GÊNIOS

Alagoas tem 10 crianças e adolescentes considerados superdotados

Dados são da Associação Mensa Brasil, que reúne pessoas com alta intelectualidade
Por BRUNO FERNANDES 04/05/2024 - 05:00

ACESSIBILIDADE

REPRODUÇÃO
Brasil tem 3,5 mil superinteligentes
Brasil tem 3,5 mil superinteligentes

O conceito de superdotação é polêmico. Por um lado, neurocientistas, neuropsicólogos e afins afirmam que apenas crianças com QI (quociente de inteligência) acima da média são superdotadas. Por outro lado, psicopedagogas e treinadores de esportes, por exemplo, dizem que a superdotação é mais ampla e que crianças com altas habilidades em diversas áreas também são superdotadas. A discussão vai longe.

Contudo, há um consenso de que crianças que realizam um teste de QI, métrica que mensura a inteligência, e alcançam um percentil acima de 97, o equivalente a 130 pontos em testes utilizados no Brasil, são superdotadas. Em Alagoas, 10 pessoas são consideradas superdotadas intelectualmente, segundo dados da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no país e representante oficial da Mensa Internacional, divulgados em abril.

No Brasil, conforme a principal organização de alto QI do mundo, pelo menos 3,5 mil brasileiros são considerados superdotados ou com altas habilidades, também chamados de “superinteligentes”, incluindo exatamente mil crianças e adolescentes mapeados. Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1.552 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 376 pessoas; Minas Gerais, com 284; Paraná, com 268; e Distrito Federal, com 211. Alagoas aparece à frente de Amazonas (9), Piauí (8), Tocantins (6), Rondônia (6), Amapá (2) e Roraima (2).

Do total de superinteligentes identificados pela entidade no Brasil, mais de 25% são menores de idade, somando mil crianças e adolescentes. A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos. Segundo o presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País. “Identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se até 11% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-las”, explica. “Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alto potencial. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que auxiliem no desenvolvimento de potenciais de indivíduos superdotados”, observa o presidente da entidade.

Como identificar um superdotado As pessoas com superdotação possuem uma potencialidade de aptidões, talentos e habilidades muito acima da média, que ficam demonstradas por meio do alto desempenho em diversas atividades que vão se apresentando no desenvolvimento da criança. Um fator determinante é a constância: essas aptidões precisam ser constantes ao longo do tempo, já que nos primeiros anos de vida pode não ficar tão claro esse padrão de desempenho expressivo. Superdotados possuem três traços predominantes. Primeiro, habilidade acima da média: raciocínio em leitura e matemática, relação espacial, memória e vocabulário. Segundo fator, comprometimento: motivação empregada ao desenvolver uma tarefa, um foco ou concentração na atividade, com perseverança e paciência. Terceiro, criatividade: pensamentos originais, criativos e flexíveis.

SUPERDOTADOS IDENTIFICADOS PELA MENSA BRASIL POR ESTADO

- SP: 1.552

- RJ: 376

- MG: 284

- PR: 268

- DF: 211

- RS: 152

- SC: 140

- BA: 111

- GO: 49

- ES: 43

- CE: 41

- PE: 34

- MT: 31

- RN: 25

- PB: 24

- PA: 21

- MA: 15

- MS: 15

- SE: 11

- AL: 10

- AM: 9

- PI: 8

- TO: 6

- RO: 6

- AP: 2

- RR: 2

- Exterior: 20


Encontrou algum erro? Entre em contato