Conteúdo do impresso Edição 1278

HOMENAGEM

Sindicato dos Advogados promove encontro com participação de grandes juristas de Alagoas

Marcos Bernardes de Mello e Nabor Bulhões serão destaque no evento que acontece dia 23 de agosto
Por MARIA SALÉSIA 10/08/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

REPRODUÇÃO
Marcos Bernardes de Mello e Nabor Bulhões serão destaque no evento que acontece dia 23 de agosto
Marcos Bernardes de Mello e Nabor Bulhões serão destaque no evento que acontece dia 23 de agosto

Para comemorar o mês do advogado, o Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (Sindav) vai promover uma tarde de conhecimento e celebração aos destaques da advocacia alagoana. Marcos Bernardes de Mello e Antônio Nabor Areias Bulhões estão entre os juristas que confirmaram presença ao evento que acontece dia 23 de agosto, às 16h, na Associação Comercial de Maceió, localizada no bairro de Jaraguá.

Além de ouvir e aprender com dois grandes juristas alagoanos, o evento será uma oportunidade de agradecer aos advogados e advogadas que fazem com que toda a classe cresça. Vale ressaltar que na ocasião a comenda Jurista Marcos Bernardes de Mello será entregue a grandes nomes do direito nacional, a exemplo do alagoano Nabor Bulhões.

De fato, será um encontro de amigos e troca de experiências, onde Nabor Bulhões e Marcos Bernardes contarão suas histórias e suas contribuições no direito com o passar dos anos. A exemplo de livros de Marcos Bernardes que são estudados dentro das universidades e toda uma trajetória de inspiração e sucesso de Nabor Bulhões.

O evento, em si, é uma homenagem a Marcos Bernardes, hoje com 89 anos e que recebeu a própria comenda em junho deste ano. O jurista é conhecido por enxergar a advocacia como um mecanismo de trabalho e justiça ao próximo. Vale ressaltar que o evento é aberto ao público, contudo voltado principalmente para a classe da advocacia. Para participar do Grande Encontro de Juristas, como é chamado o evento, basta se inscrever através do link doity.com.br/grande-encontro-de-juristas--sindaval.

No dia do encontro, porém, é necessário a doação de 2kg de alimentos, que serão entregues pelo sindicato da categoria para uma instituição social.

GRANDE ENCONTRO

Um dos maiores jurisconsultos brasileiros da atualidade, o advogado Nabor Bulhões é reconhecido no meio jurídico pelos relevantes serviços profissionais e intelectuais prestados ao Poder Judiciário. Nascido em Alagoas e radicado em Brasília, o advogado possui intensa atuação nos Tribunais Regionais Federais, nos Tribunais Superiores, no Supremo Tribunal Federal e em tribunais internacionais.

Nabor Bulhões foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas nos anos de 1980 e 1990, onde lecionou as disciplinas Processo Civil e Teoria Geral do Processo. É detentor da Medalha Rui Barbosa, maior honraria da OAB Nacional, e atua no Sistema OAB desde 1980, tendo exercido os cargos de conselheiro seccional/AL, vice-presidente do Conselho Seccional/AL, presidente da Seccional da OAB/AL por dois mandatos, e conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1991/2004).

Mais de 60 anos servindo ao Direito, Marcos Bernardes de Mello é bacharel em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade de Direito de Alagoas, doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e fez parte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Leciona na Universidade Federal de Alagoas e integra o quadro de professores das Escolas Superiores da Magistratura e Advocacia de Alagoas, onde também exerceu a função de reitor.

Aos 18 anos, em 1953, o jovem ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da FDA, mantendo, então, a tradição do Direito em sua família. Seu pai e grande incentivador, José Xisto Gomes de Mello, foi desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. Em 1988, concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em 2002 tornou-se doutor pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dedicou mais de 60 anos ao serviço público, passando por diversos cargos como procurador-geral do Estado de Alagoas, mas encontrou sua verdadeira vocação na docência.



Encontrou algum erro? Entre em contato