CASO BRASKEM
Lançada 2ª edição do livro que relata drama provocado pela mineração criminosa de sal-gema
Autoridades e acadêmicos destacam importância de ‘Rasgando a cortina de $ilêncios"O lançamento do livro *“Caso Braskem: Rasgando a cortina de $ilêncios – O lado B da exploração do sal-gema de Maceió”*, na noite da terça-feira, 12, alcançou seu objetivo de levar autoridades, acadêmicos, professores, advogados, representantes da comunidade e especialistas em meio ambiente a manter a visibilidade sobre este crime ambiental de maior gravidade em área urbana no mundo. Este crime é resultado da mineração criminosa no subsolo de Maceió feita pela Braskem há quase meio século. Entre os presentes estavam o defensor público Ricardo Melro e o professor Paulo Bezerra, ex-morador do Pinheiro e representante do MUVB - Movimento Unificado das Vítimas da Braskem.
Todos os escritores participaram do evento na livraria Leitura, no Parque Shopping, em Cruz das Almas, para o lançamento da coletânea organizada pelo economista e escritor Elias Fragoso. Com 400 páginas, o livro convida o leitor a refletir, conhecer e ser "testemunha" desse crime, desde seu início até os dias atuais.
Com uma nova proposta editorial, o livro está recheado de informações e fatos inéditos. Os autores abordam desde o discurso que apontava a Braskem como a redenção econômica de Alagoas, classificado como enganoso (*fake news*), até a violação da legislação ambiental, a atuação duvidosa de órgãos federais, a CPI que não avançou, entre outros aspectos importantes e graves.
A primeira edição, lançada em 2022, trouxe a história da implantação da então Salgema e suas consequências desastrosas sob todos os aspectos. Apesar dos protestos de movimentos civis organizados em defesa da vida e do meio ambiente e de especialistas que sempre alertaram sobre a instalação da empresa química na área urbana, a explosão dessa "bomba" era previsível.
Nas quase 400 páginas, destacam-se textos de Elias Fragoso, idealizador do projeto, que enfatiza a importância da obra para aprofundar a discussão sobre o crime ambiental. O livro reúne textos de oito autores, entre eles o biólogo e ecólogo José Geraldo Marques, referência mundial em questões ambientais, e o professor e escritor Abel Galindo, engenheiro ambiental e especialista em geotecnia.