CIDADE DE TODOS NÓS
Hospital da Cidade inova e usa realidade virtual no tratamento de fisioterapia
Equipamento de realidade virtual se torna cada vez mais um grande aliado no importante processo de terapiaAnthony Miguel da Silva Costa, de oito anos, é o primeiro paciente da pediatria do Hospital da Cidade a experimentar óculos de realidade virtual para reabilitação através da Fisioterapia. Ele ficou internado na unidade para tratar um quadro de cetoacidose diabética, descoberto durante o atendimento.
“O Anthony chegou ao Hospital da Cidade para tratamento e, associado à medicação, nossa equipe de Fisioterapia trabalhou com um novo recurso. Os óculos de realidade virtual, uma tecnologia que auxilia na melhora da função motora e equilíbrio durante o processo de recuperação”, explicou a fisioterapeuta da UTI pediátrica Thayse Menezes.
A iniciativa, implantada no primeiro hospital público de Maceió, foi aprovada pelo pequeno paciente, que escolheu a realidade numa sessão personalizada. A ação ajuda a estimular movimentos musculares específicos de maneira mais lúdica, ampliando a tolerância ao exercício e gerando assim maior eficácia.
“O Anthony personalizou sua sessão escolhendo correr de bicicleta numa trilha. A ideia é personalizar e adaptar às necessidades específicas de cada paciente, o que proporciona um tratamento especialmente benéfico, sobretudo para pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo ou apresentam alguma dificuldade com exercícios tradicionais”, ressalta a fisioterapeuta.
A expectativa da equipe de Fisioterapia do Hospital da Cidade é de que o equipamento de realidade virtual se torne cada vez mais um grande aliado no importante processo de terapia. O óculos segue e agora será usado em diversos pacientes. A pediatria é uma das áreas para a reabilitação com a realidade virtual em que são observados mais benefícios.