BRASIL QUILOMBOLA
Maioria dos quilombolas de Alagoas reside fora de seu território
Estado possui 70 comunidades certificadas e outras duas em análise de reconhecimento
A maioria dos quilombolas de Alagoas reside fora de seus territórios oficialmente delimitados. Apenas 2% da população quilombola do estado vive em terras demarcadas, enquanto que 98% estão fora desses territórios, morando em áreas urbanas e rurais. No total existem 37.724 quilombolas no estado.
Os dados são do Censo do IBGE 2022, que aponta que o município de Penedo possui a maior população quilombola em Alagoas, com 5.280 pessoas que se identificam como tal, representando 9% da população da cidade.
No Brasil, a população quilombola é de 1.330.186 pessoas (0,66%), distribuídas em 1.769 municípios, 24 estados e no Distrito Federal.
O Iteral (Instituto de Terras de Alagoas) reforça essa informação ao apontar que atualmente Alagoas conta com 71 comunidades quilombolas, sendo 70 certificadas e uma titulada. O estado possui, ainda, duas comunidades em processo de cadastramento, os sítios Balde e Aguazinha, ambos em Inhapi.
Esta é a primeira vez que a população quilombola foi identificada enquanto grupo étnico, num censo de população, o mais importante retrato demográfico, geográfico e socioeconômico do país.