Getty Imagens
Ação humana sobre a biodiversidade é devastadora
Extinção em massa devastadora, a ação humana sobre a biodiversidade pode ser comparada ao impacto causado por um asteroide que colidiu com o planeta há 66 milhões de anos, dizimando os dinossauros e cerca de 75% das espécies que habitavam a Terra. Pelo menos é isso que afirmam pesquisadores da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, e do Muséum National d’Histoire Naturelle, na França.
Em artigo publicado no último dia 10, na revista Biological Reviews, os biólogos apontam que estamos vivendo a sexta extinção em massa da biodiversidade do planeta. Diferentemente das últimas cinco extinções, todas motivadas por fenômenos naturais, a que está em curso agora foi causada unicamente pela interferência humana no meio ambiente.
Segundo o estudo, as espécies sofrem de formas diferentes os efeitos dessa extinção. Os animais e plantas marinhos, por exemplo, são menos afetados do que os terrestres – embora ainda estejam em situação de risco. Espécies insulares, que vivem em ilhas, também estão mais sujeitas a serem extintas do que as espécies continentais. Por fim, a taxa de extinção das plantas também tem se mostrado menor do que a dos animais terrestres.
Publicidade
Continua após a publicidade
Leia a matéria na íntegra na edição do Jornal Extra, nas bancas!
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.