Maceió
População denuncia falta de seringas e vacinas na campanha antirrábica

Donos de cães e gatos que procuraram a US Serraria, no Conjunto José Tenório, para vacinação dos pets contra a raiva animal deixaram o local desapontados neste sábado,8. No Dia D da Vacinação em Maceió faltou seringas e vacinas no local, onde grande fila de pessoas acompanhadas por seus animais de estimação se formou. O Extra recebeu as denúncias de pessoas revoltadas com o "descaso" verificado na unidade.
Ao serem informados da falta de seringas para aplicar a vacina antirrábica, algumas pessoas deixaram o local para comprar o produto em farmácias por perto, mas quando voltaram à unidade onde acontecia a campanha, foram surpreendidos com a informação de que as vacinas haviam acabado.
A fila se desfez com as pessoas revoltadas por não terem imunizados os animais. "Como é que em pleno dia D de vacinação Antirrábica faltam vacinas e seringas nos postos de vacinação? Fui a outra unidade com meus oito animais já estressados, a USF São Jorge e tinham acabado as vacinas. Absurdo!~", denunciou uma profissional que trabalha em clínica veterinária.
"Além do estresse dos pets ao se deslocarem das suas casas (uma das minhas cachorrinhas passou mal), ainda passamos pelo transtorno de ter que ir até uma farmácia para comprar as seringas e logo em seguida obtivemos o informe do representante de que as vacinas tinham acabado. Absurdo! O que fazer agora? Secretaria Municipal de Saúde? Prefeitura de Maceió?? E aí? Meus animais e tantos outros ficarão sem vacinas? ", questionou a profissional.
As pessoas nas filas disseram que não foram avisadas pelos funcionários que as vacinas estavam acabando e só souberam do fato após esperarem sua vez de vacinar os animais.
A vacinação entrava hoje na segunda etapa urbana, direcionada para bairros da parte alta da cidade. A Prefeitura anunciou que o imunizante estaria disponível em 69 pontos de vacinação espalhados pelos bairros da região dos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários. No último sábado (2), a campanha teria contemplado os bairros da parte baixa da cidade (1º, 2, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários) e, segundo a Prefeitura, foram vacinados 36.410 animais, sendo 22.775 cães e 13.635 gatos.