INVESTIGAÇÃO
Trabalhadores de Penedo denunciam situação análoga à escravidão no ES
Vítimas estariam alojadas em uma casa insalubre e sem comidaO Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando uma denúncia feita por trabalhadores de Penedo, que estariam em condições análogas à escravidão em uma fazenda no Espírito Santo. A Prefeitura de Penedo confirmou a investigação nesta terça-feira, 14, após um vídeo gravado pelos trabalhadores circular nas redes sociais.
Nas imagens compartilhadas, uma mulher relata que 11 pessoas foram para a fazenda colher café, mas se depararam com a falta do produto. Ameaçados pelo proprietário, alegam não ter recursos para deixar o local.
O dono da fazenda está ameaçando a gente dizendo que se a gente quiser ir embora a gente pode ir, mas que ele está com nosso documento e pode mandar prender a gente - vítima
O MPT confirmou a apuração, sem fornecer detalhes para não prejudicar as investigações. Segundo os trabalhadores, estão alojados em uma casa insalubre, sofrendo com a falta de comida e endividamento crescente.
A Prefeitura de Penedo formalizou denúncia ao MPT e está em contato com o Núcleo de Defesa e Combate ao Trabalho Escravo para localizar e amparar os envolvidos. A Secretaria Municipal de Assistência Social está monitorando o caso e oferecendo apoio para o retorno seguro dos trabalhadores a seu município de origem.