ENSINO

Metade da população é a favor de cotas raciais nas universidades

Por Com agências 13/06/2022 - 09:01
A- A+
iStock
Levantamento do Datafolha mostra ainda que 34% são contrários e os demais não opinaram ou são indiferentes
Levantamento do Datafolha mostra ainda que 34% são contrários e os demais não opinaram ou são indiferentes

Metade da população é a favor das cotas raciais nas universidades públicas. Foi o que apontou pesquisa Datafolha divulgada no domingo, 12, pela Folha de S.Paulo. O apoio é de 51%. Declararam-se contrários 34%. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% disseram não saber responder.

O levantamento mostra que a aprovação muda conforme o segmento da população. O apoio é maior, de 60%, entre pessoas com filhos em escolas particulares —que, teoricamente, seriam preteridos com a ação afirmativa.

Quanto mais jovem, escolarizada e de maior renda a pessoa, maior é o apoio a essa ação afirmativa. Também há aprovação levemente superior entre a população preta (53%) e parda (52%) do que entre brancos (50%). A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, feita em março, é em parceria com a Unicamp (Universidade de Campinas). A reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas foi consagrada em 2012 com a Lei de Cotas que obrigou todas as entidades federais de ensino superior a adotar a política. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato