ALERTA
Arapiraca registra aumento de 470% nos casos de covid-19

O município de Arapiraca registrou um aumento de 470% nos casos de infecção por covid-19 em uma semana. Os números saltaram de 3, registemos na última semana de dezembro de 2021, para 17, confirmados na primeira semana de janeiro.
Na primeira semana de janeiro, a média móvel de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional da cidade é de 189 por dia.
De acordo com o coordenador de Informação e Análise da Secretaria Municipal de Saúde, Evandro Melo, os casos devem aumentar ainda mais durante esta semana. “Só no último domingo foram 9 casos confirmados”, disse.
de Síndromes Gripais em Arapiraca segue em aumento constante e, consequentemente, o número de casos positivos de Covid-19 também tem aumentado. Em uma semana, O aumento, que já é de, tem deixado os serviços de saúde em alerta.
Ocupação de leitos
De acordo com o boletim desta semana, a taxa de ocupação hospitalar de leitos para Covid-19 e Influenza está em 30%.
São 10 leitos clínicos ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo que nenhum dos pacientes é residente de Arapiraca.
Nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo 3 desses pacientes residentes em Arapiraca.
Atendimentos
As Unidades Básicas de Saúde atendem os casos de Síndromes Gripais em Arapiraca. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde.
Em meio ao aumento de atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca convocou uma reunião na tarde da última quarta-feira (5), para realinhar os fluxos e organizar melhor os serviços que atendem a 7ª Região de Saúde, da qual Arapiraca é referência.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, o objetivo do encontro foi traçar o perfil assistencial em saúde para o enfrentamento a epidemia de síndromes gripais, levando em consideração as particularidades da Covid-19 e da Influenza.
Confira neste link o boletim epidemiológico divulgado pelo município.