POLÍTICA
Eleições 2024: mais de 2,4 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo
Eleitores dos 102 municípios vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadoresEm Alagoas, 2.442.894 eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A votação será aberta às 8h e se encerra às 17h. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, Alagoas tem 1.077 locais de votação, sendo 337 em Maceió e 740 no interior. A expectativa de comparecimento para as eleições deste ano é maior que a da eleição anterior, quando 2.325.656 pessoas estavam aptas a votar.
Para garantir a segurança durante as eleições, será empregado um efetivo de 8.005 agentes de segurança, sendo 6.660 da Polícia Militar (PM), 1.000 da Polícia Civil (PC), 275 do Corpo de Bombeiros (CB) e 70 da Polícia Científica, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL).
A campanha eleitoral começou em 16 de agosto e se encerrou no sábado, 5. Conforme o TSE, no dia das eleições é permitida a manifestação de preferência por um candidato, partido, coligação ou federação por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Essa manifestação deve ser individual e silenciosa.
A partir das 17h, depois do encerramento da votação, começará a emissão dos boletins de urna e a divulgação dos resultados da votação, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções. A apuração em tempo real pode ser conferida clicando aqui.
Um possível segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro, caso necessário, somente em municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato atingir mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Nesse caso, os dois candidatos mais votados disputam no segundo turno.
As eleições municipais impactam diretamente a vida dos cidadãos porque as atribuições de prefeitos e vereadores incluem ações em áreas como educação, saúde e segurança. Os prefeitos são responsáveis pela administração municipal, gerenciando serviços públicos, elaborando e implementando políticas de planejamento urbano, além de coordenar respostas a crises.
Já os vereadores criam leis que atendem às necessidades específicas da população. Eles também têm a responsabilidade de fiscalizar o uso dos recursos públicos e atuam como intermediários entre a comunidade e o poder executivo, levando as demandas da população para a discussão legislativa.