Verstappen e Norris batem no fim e vitória no GP da Áustria de F-1 cai 'no colo' de Russell

Por Agência Estado 30/06/2024 - 17:21

ACESSIBILIDADE


George Russell foi o vencedor improvável do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. O piloto britânico herdou a vitória após uma batalha intensa pela liderança entre Max Verstappen e Lando Norris nas voltas finais no Circuito de Spielberg. Um choque entre os dois tirou o piloto da McLaren da prova e afastou o holandês da Red Bull da briga pela vitória neste domingo.

Na disputa, o tricampeão mundial teve um pneu furado, mas conseguiu fazer a troca para voltar à pista e terminar no quinto lugar, mesmo após receber punição de 10 segundos pela manobra que acabou tirando Norris da prova. Assim, Verstappen somou 10 pontos, abrindo ainda mais vantagem sobre Norris na classificação geral. O piloto da McLaren tem 156, contra 235 do líder.

A batalha entre Verstappen e Norris lembrou muito a disputa entre o próprio holandês e Lewis Hamilton em 2021, quando protagonizaram alguns acidentes durante a temporada, e terminou com um título polêmico do holandês, o primeiro dos três já conquistados.

Já George Russell conseguiu quebrar um longo hiato da Mercedes, que não vencia desde 2022, justamente quando o britânico venceu o GP de São Paulo. Esta, inclusive, é apenas a sua segunda vitória na carreira. Ele quebrou também uma série de três triunfos consecutivos de Verstappen na Áustria.

Além da batida entre Verstappen e Norris, a disputa também foi intensa entre Carlos Sainz Jr. e Oscar Piastri. O australiano ultrapassou o espanhol na reta final da corrida e acabou no pódio mais uma vez, na segunda posição, com o piloto da Ferrari em terceiro. Hamilton, da Mercedes, foi o quarto.

Completaram o Top 10: Nico Hülkenberg, em 6º, Sergio Pérez, em 7º, Kevin Magnussen, em 8º, Daniel Ricciardo, em 9º, e Pierre Gasly, em 10º. Charles Leclerc foi apenas o 11º e sofreu toda a corrida com problemas no carro.

A corrida deste domingo, inclusive, teve como destaques bons confrontos entre Ferrari, Mercedes e McLaren. Verstappen liderava de forma tranquila até a última partida. A Red Bull teve problema ao trocar o pneu do holandês e recolocou Norris na disputa pela liderança.

Quando voltou à pista, Verstappen reclamou do carro e viu Norris encostar ainda mais. A batida acabou ocorrendo bem quando o holandês seria investigado por não devolver posição para o piloto da McLaren em uma das tentativas de ultrapassagem.

O tricampeão ainda conseguiu retornar à pista, trocou o pneu furado e chegou a cravar a volta mais rápida, antes de ser superado por Alonso. Apesar de tomar 10 segundos de punição, conseguiu terminar em quinto e abrir vantagem na liderança do Mundial de Pilotos.

Os pilotos voltam para a pista já no próximo fim de semana, encerrando uma série de três corridas consecutivas. O GP da Inglaterra, no tradicional Circuito de Silverstone, está marcado para o domingo que vem, dia 7 de julho.

Confira o resultado final do GP da Áustria:

1º - George Russell (ING/Mercedes), em 1h24min22s798
2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1s906
3º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 4s533
4º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 23s142
5º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 37s253
6º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 54s088
7º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 54s672
8º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min00s355
9º - Daniel Ricciardo (AUS/RB), a 1min01s169
10º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min01s766
11º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min07s056
12º - Esteban Ocon (FRA/ Alpine), a 1min08s325
13º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta
14º - Yuki Tsunoda (JAP/RB), a 1 volta
15º - Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
16º - Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), a 1 volta
17º - Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), a 1 volta
18º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1 volta
19º - Logan Sargeant (EUA/Williams), a 2 voltas
20º - Lando Norris (ING/McLaren), a 7 voltas


Encontrou algum erro? Entre em contato