Podcast STJ No Seu Dia mostra produção especial sobre racismo e falhas no reconhecimento fotográfico
O novo episódio do podcast STJ No Seu Dia já está no ar. Desta vez, o apresentador Thiago Gomide recebe três convidados para falar de um tema sensível: o racismo e as falhas no reconhecimento fotográfico.
A jornalista Fátima Uchôa foi a autora de um podcast dividido em quatro episódios relacionados ao estigma dos 3 Ps (preto, pobre e da periferia). Ela, o editor Ricardo Viula e o produtor Bernardo Vento, todos da Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), trabalharam juntos na coleta de informações para a série especial de Contando Causas, um outro canal do tribunal no Spotify.
Fátima Uchôa conta a história real de um homem negro preso injustamente com base apenas em uma fotografia incluída no álbum de suspeitos de uma delegacia. "Esse e outros relatos estão presentes no podcast Contando Causas, do Superior Tribunal de Justiça, em nova série intitulada Preto, Pobre e da Periferia: As Prisões Injustas com Base em Reconhecimento Fotográfico Falho. A data escolhida para a divulgação do material foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro", diz a jornalista.
O editor Ricardo Viula falou dos desafios de condensar todo o material sem deixar de lado a essência do tema. O produtor Bernardo Vento detalhou o processo de pesquisa e o contato com todos os que foram ouvidos para a construção do programa.
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, às 21h30, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.