safra
Usinas moeram mais de 230 mil toneladas de cana-de-açúcar em Alagoas
Números iniciais são do boletim quinzenal referente à safra 25/26
Com a safra 25/26 em Alagoas tendo sido iniciada pela Usina Pindorama na última semana de agosto, o Departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas – Sindaçúcar-AL – divulgou o primeiro boletim quinzenal do novo ciclo, com os números iniciais da moagem.
De acordo com o levantamento técnico com posição acumulada até o dia 15 de setembro, elaborado com base nos dados repassados pelas unidades industriais já em operação na safra, foram processadas pouco mais de 230 mil toneladas de cana.
A quantidade de cana esmagada corresponde aos números acumulados de apenas três usinas, que já estavam em atividade até a primeira quinzena de setembro e que tiveram o ritmo da moagem prejudicado diante da ocorrência de chuvas na região canavieira.
O boletim informa ainda que foram produzidas 10.507 toneladas de açúcar dos tipos VHP, cristal e refinado, além de 4,641 milhões de litros de etanol.
Apesar de a maioria das usinas ainda não ter iniciado a safra 25/26, a moagem deverá contar com 15 unidades em operação. A expectativa do setor é processar mais de 17,7 milhões de toneladas de cana. Em relação à quantidade esmagada no ciclo anterior, a variação positiva estimada é de 1,8%.