AGROECONOMIA
Programa Garantia-Safra libera R$ 32 milhões para agricultores em Alagoas
Liberação dos valores atende trabalhadores rurais que dependem da produção agrícola
O programa Garantia-Safra destinou quase R$ 32 milhões para mais de 26 mil famílias de agricultores em Alagoas durante a safra 2024/2025. Os recursos alcançam produtores de 34 municípios e representam um dos maiores repasses registrados no estado.
A liberação dos valores atende trabalhadores rurais que dependem da produção agrícola como fonte de renda. O benefício também amplia a circulação de recursos em cidades do interior, onde parte da atividade econômica está ligada ao campo.
Segundo dados divulgados em levantamento publicado pela Gazeta Rural, neste fim de semana, sexta-feira, 20, e sábado, 21, o valor destinado neste ciclo corresponde ao segundo maior repasse já realizado em Alagoas.
O maior volume registrado ocorreu durante a safra de 2011/2012, período marcado por perdas na produção agrícola provocadas pela estiagem, cenário que levou à liberação de cotas emergenciais para atender produtores afetados.
Os pagamentos tiveram início em março, quando agricultores de 31 municípios receberam uma parcela única no valor de R$ 1.200. O processo foi encerrado após a autorização do último lote que estava em auditoria pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.Traipu foi o último município incluído no calendário de pagamentos. A etapa final permitiu a liberação do benefício para mais de 1,5 mil trabalhadores rurais vinculados ao programa.



