Deu no Fantástico!
Iofal forjou consultas para receber do SUS, denuncia médico

Alagoas foi novamente destaque no programa Fantástico exibido neste domingo, 25, pela Rede Globo. O escândalo da vez foi a máfia que agia no Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal).
Segundo investigação da Polícia Federal, médicos diagnosticavam glaucoma em pacientes saudáveis para desviar dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS). O golpe acabou lesando o governo federal em R$ 30 milhões.
Em apenas um ano, mais de vinte mil consultas deixaram de ser realizadas, mas todas foram cobradas do SUS. A informação foi de um médico que se negou participar do esquema.
Leia mais
Escândalo na Iofal: Cremal pede cópia de inquérito à PF
Batizada de Operação Hoder, a PF se uniu à Receita Federal e ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) para cumprir no dia 13 deste mês quatro mandados de prisão temporária, um de condução coercitiva e oito de busca e apreensão em Alagoas e outros três estados.
Entre os alvos estava o ex-subsecretário de saúde de Cícero Almeida, o médico André Born, detido no Centro-Oeste. Ele é um dos sócios do Iofal. Conforme reportagem do Fantástico, todos envolvidos já estão soltos, mas as investigações ainda prosseguem.
Confira a reportagem aqui.