parte baixa

Fiscais flagram ligações clandestinas de esgoto

Por Ascom Maceió 08/08/2017 - 14:58

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) segue realizando ações pela cidade. Nesta segunda (07), diversos bairros foram vistoriados a fim de combater ligações de esgotos clandestinos. Autuações e intimações serão aplicadas aos responsáveis.

Foram constatados diversos Pontos de Vazão (PVs) transbordando nos bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Pajuçara e Poço. Além disso, os agentes fiscais encontraram ligações clandestinas de esgoto lançando resíduos diretamente nas galerias de águas pluviais, acarretando no despejo do esgoto na orla marítima, prejudicando a balneabilidade e tornando as praias impróprias para banho.

De acordo com o gestor da Sedet, Mac Lira, caso seja constatada a ocorrência de crime ambiental, multas poderão ser aplicadas aos responsáveis. “Essa prática é ilegal e afeta, não só a população que tem que conviver com as ruas sujas, os buracos que são resultados disso e o mau cheiro, mas também a biodiversidade, pois essa prática resulta nas línguas sujas no mar, contaminando todo o ecossistema”, afirma.

O trabalho de fiscalização é realizado com a abertura das caixas de inspeção, verificando de onde vem o esgoto clandestino. Identificada a origem, o infrator é notificado e a ligação de esgoto para a galeria de água pluvial é lacrada. A equipe ainda orientou os moradores do local sobre a necessidade de regularização das fossas sépticas. Além de comunicar a importância das denúncias, caso verifiquem alguma irregularidade.

O órgão reforça que a população deve comunicar à Sedet qualquer tipo de denúncia que possa representar crime ambiental. Os técnicos do órgão trabalham diariamente, atendendo as ocorrências. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3315-4759, via e-mail [email protected] ou na própria Secretaria, na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol, de 8h às 14h.


Encontrou algum erro? Entre em contato