FALTA DE EQUIPAMENTO

Enfermeiros podem paralisar atividades no HGE

Por Redação com assessoria 08/08/2017 - 16:47

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Após receber denúncia dos profissionais de enfermagem do Hospital Geral do Estado sobre falta de luvas e outros Epi’s básicos, a presidente do Coren-AL, Zandra Candiotti, esteve nesta terça-feira, 8, no HGE, solicitando à direção a aquisição dos materiais sob pena de paralisação das atividades.

Segundo a presidente do Coren-AL, já é do conhecimento de todos que os profissionais que exercem a enfermagem do HGE enfrentam sérios problemas estruturais, de sub dimensionamento, bem como, de falta de condições mínimas de trabalho. 

Zandra Candiotti ressalta que caso os Epi’s não sejam adquiridos com urgência pelo Hospital, os profissionais de enfermagem estão orientados a parar suas atividades, atitude tomada com base nos artigo 61 e 64 do Código de Ética da Enfermagem, que rege o direito do profissional:

“Art. 61 – Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições dignas para o exercício profissional ou que desrespeite a legislação do setor saúde, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente por escrito sua decisão ao Conselho Regional de Enfermagem”

“Art. 64 – Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamento de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.

Em ofício, o Coren-AL solicitou ação imediata da direção do Hospital para a resolução do problema e alerta para a possibilidade da suspensão das atividades da equipe de enfermagem em razão da falta de segurança técnica para o profissional.


Encontrou algum erro? Entre em contato