EM MACEIÓ

Lula repudia Temer em discurso: "Governo golpista"

Por Sofia Sepreny e Bruno Fernandes - estagiários 24/08/2017 - 10:43

ACESSIBILIDADE

Lula discursa para integrantes do Movimento Sem Terra e militantes do PT - Foto: Bruno Fernandes
Lula discursa para integrantes do Movimento Sem Terra e militantes do PT - Foto: Bruno Fernandes

A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Maceió foi feita com homenagens e muito embalo do povo que não economizou ao gritar frases de apoio ao réu da lava-jato. Lula chegou a Maceió na tarde desta quarta-feira, 23, seguindo sua caravana que vem fazendo pelo nordeste. 

A chegada da sua comitiva foi tumultuada, muitos militantes tentando chegar perto, para abraçar, tirar foto e mostrar o carinho e admiração pelo petista. 

Durante o evento, que aconteceu no Clube Fênix Alagona, na orla da capital, no bairro do Jaraguá, o ex presidente recebeu homenagens de artistas como Procópio e seu Nelson da Rabeca, patrimônio vivo do estado de Alagoas. Iniciou seu discurso mostrando seu repúdio ao governo Temer e afirmou saber como cuidar do povo.

“Depois de fazer tudo que fizemos por este país, eu não me conformo com a destruição que este governo golpista esta fazendo. Eles estão acabando com a farmácia popular, este governo não sabe nem se quer recuperar a economia do país”, enfatiza. “Se este país quiser dar certo, não precisa de alguém que entenda de economia, precisa de alguém que entenda das necessidades do povo”, conclui Lula.

Ricardo Coelho, professor e coordenador do curso de comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufall) esteve presente no evento e comentou sobre a importância desse encontro de Lula com o povo, para a desconstrução da imagem que estão tentando construir dele. Ele disse ainda que Lula pode ao mesmo tempo prestar contas dos seus feitos no governo. 

“Estou vindo de Arapiraca, vim de lá hoje de manhã, foi muito bom o titulo que o Lula recebeu da Uneal, e esse é o momento importante pra ele e pro Brasil, afinal ele esta mostrando á população brasileira a versão dele, a versão que a mídia não mostrou e como também dos feitos realizados durante seu governo”, afirma. “Então realmente é um encontro importante entre ele e a população que recebeu  benefício de alguns programas do seu governo”, conclui Ricardo.

Com a voz cansada, Lula falou por cerca de 20 minutos, e enfatizou a necessidade de se resguardar pois sua caravana ainda segue para Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí.

Veja a reação popular ao anúncio da chegada de Lula



PREPARATIVOS:

Durante a manha, movimentos contrários ao ex-presidente colocaram faixas estampadas na passarela do Cepa , no bairro do Farol, deixando explicito que membros do movimento não querem ‘Lula nunca mais’. Além das faixas, fotos com uma imagem do Lula condenado foram coladas no Clube Fênix, local onde o ex-presidente esteve na tarde de hoje.

No Jaraguá, um boneco gigante de Lula vestido de presidiário foi colocado na sede da Polícia Federal em Alagoas.  A manifestação foi organizada pelos sindicatos dos Policiais Federais de Alagoas, Policiais Rodoviários Federais no Estado do Estado de Alagoas, Ordem dos Policiais do Brasil, Fórum Estadual de Segurança Pública, e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal. 

Não houve protestos durante a chegada do ex-presidente ao Clube Fenix Alagoana, de acordo com o 2º Tenente, Emanuel Rodrigues do 1º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas (1ºBPM), não houve ocorrências de manifestações contrárias ao político durante a locomoção até o local do evento onde discursou para militantes. "A chegada foi mais tranquila do que esperávamos, ninguém causou tumulto", disse ele. Após o evento, Lula seguirá para Pernambuco.


Encontrou algum erro? Entre em contato