INFRAESTRUTURA
Prefeitura anuncia licitação para obras nas BRs-104 e 316
O prefeito Rui Palmeira anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), a abertura da licitação para execução de obras nas BRs-104 e 316. Participaram da reunião o deputado federal Maurício Quintella e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Alagoas, Fabrício Galvão.
“A licitação para essas importantes obras de mobilidade urbana foi lançada na semana passada e esperamos que assim que o período chuvoso acabe, todo o trabalho de fresagem, recapeamento e melhoramento seja feito na Via Expressa e Fernandes Lima”, disse o prefeito.
O gestor ainda ressaltou a importância do horário em que as obras devem ser executadas, visto a quantidade de veículos que trafegam nas vias. “O Dnit deve realizar os serviços durante a noite, assim como nós estamos fazendo na Álvaro Otacílio, em dias de menos movimento, levando em conta o grande fluxo de veículos nessas duas importantes vias de Maceió”, acrescentou.
O trabalho será executado em toda a extensão da rodovia, beneficiando os trechos urbanos – Avenida Menino Marcelo (Via Expressa)/Ladeira do Catolé, acesso à Ceasa e as avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, numa extensão de 64 quilômetros.
“No ano passado nós fizemos uma alteração no convênio entre o Dnit e a Prefeitura de Maceió, permitindo que o Dnit pudesse voltar a investir nas BRs, que hoje já estão dentro da região metropolitana. O novo projeto inclui a recuperação de 64 quilômetros, além também das vias marginais”, detalhou o deputado federal, Maurício Quintella.
As obras, orçadas em R$ 39 milhões em recursos federais, foram viabilizadas por meio da alteração de convênio de gestão dos dois principais corredores de transporte de Maceió.
O superintendente do Dnit em Alagoas, Fabrício Galvão, detalhou que, após a mudança no convênio, todas as intervenções complementares também devem ser executadas pelo Departamento. “No primeiro momento, será realizada uma restauração total da rodovia, revitalizando e colocando um pavimento novo, para que todos os defeitos sejam corrigidos. Depois disso, haverá uma nova sinalização e drenagem”, complementou.
Aproveitamento de asfalto
Todo o asfalto retirado durante o processo de fresagem das BRs-104 e 316 será reaproveitado pela Prefeitura de Maceió. O material será levado para a Usina de Asfalto do Município, onde será reciclado. O reaproveitamento do material vai permitir que a Prefeitura amplie a quantidade de comunidades beneficiadas com obras de pavimentação, dando continuidade ao trabalho de melhoria da malha viária da capital.