tribunal de contas

Corregedor quer eleição para novo presidente esta semana

Candidata à reeleição, Rosa Albuquerque havia marcado votação para o dia 27
Por Redação 18/12/2018 - 12:29
A- A+
Fernando Toledo quer eleição amanhã ou quinta / Foto: Divulgação
Fernando Toledo quer eleição amanhã ou quinta / Foto: Divulgação

Depois de a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Rosa Albuquerque, haver anunciado para o próximo dia 27 a eleição para escolha da nova diretoria da Corte, o corregedor-geral Fernando Toledo apresentou pedido nesta terça, 18, para que a votação aconteça entre amanhã e quinta-feira.

O pedido foi feito por meio de memorando no qual Toledo invoca o artigo 24 parágrafo 4º do Regimento Interno do Tribunal de Contas da União para suprir, segundo ele, omissão do Regimento Interno do TC de Alagoas sobre a ausência de quórum para votação, como a registrada no sábado, 15, quando apenas três dos seis conselheiros titulares compareceram.

A eleição do novo presidente do TC alagoano se transformou em um verdadeiro balaio de gatos face o empate entre os dois concorrentes – Rosa Albuquerque, que pretende a reeleição, e o conselheiro Otávio Lessa.

Rosa Albuquerque e os conselheiros Anselmo Brito e Rodrigo Cavalcante pretendiam que um conselheiro substituto participasse da votação no lugar de Cícero Amélio, que está afastado e respondendo a processo perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tiveram a pretensão barrada pela desembargadora do Tribunal de Justiça Elisabeth Carvalho Nascimento no julgamento de um mandado de segurança impetrado por Otávio Lessa e os dois conselheiros que o apoiam, o corregedor Fernando Toledo e a atual vice-presidente Maria Cleide Beserra.

Ainda hoje a presidente do TC deve se manifestar acerca do pedido do corregedor. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato