Natal e Réveillon

Vigilância Sanitária ressalta cuidados com alimentos

Por Agência Alagoas 19/12/2018 - 11:51

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante o Natal e Réveillon é tradição as pessoas se reunirem em confraternizações com familiares e amigos, além de celebrarem a chegada do novo ano. E, para assegurar que esses momentos felizes não se transformem em mal estar, a Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados necessários na hora de adquirir, armazenar e consumir alimentos típicos deste período.

O primeiro cuidado é observar, atentamente, o prazo de validade dos alimentos a serem comprados para consumir durante as ceias. Em seguida, é importante analisar o estado de conservação das embalagens, verificando se não estão amassadas, por exemplo, o que pode comprometer a textura e consistência dos alimentos, segundo orienta o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra.

Ao adquirir produtos para a ceia, é importante observar sua validade (Fotos: Olival Santos)

“Um dos exemplos é o queijo do reino, tradicionalmente consumido neste período e que vem armazenado, geralmente, em latas. Além de observar a validade do produto, é necessário ver se o recipiente que o acondiciona não está enferrujado e, principalmente, amassado, uma vez que o verniz de proteção pode se romper e contaminar o queijo com o metal, que são tóxicos”, ressalta Paulo Bezerra.

Pontos de Venda

Outra medida a ser seguida na hora de comprar os produtos para as ceias de Natal e Réveillon, é observar o local onde estão sendo comercializados e as condições de higiene. “É importante atentar para a estrutura do ambiente onde os produtos são vendidos e também como os funcionários estão vestidos e a forma como manipulam os alimentos”, salienta o gerente da Vigilância Sanitária Estadual.

No caso dos salgados, muito consumidos neste período, o consumidor deve observar como esses produtos estão sendo guardados e certificar-se da data de sua produção. “Esfirras, empadas e pastéis devem ser consumidos em até 24 horas após seu preparo, uma vez que eles são altamente perecíveis”, recomenda Paulo Bezerra, ao ressaltar que todo cuidado é pouco ao consumir saladas e, principalmente, alimentos que sejam produzidos à base de maionese.

Bebidas

O consumo de bebidas alcoólicas de origem e composição desconhecidas também deve ser evitado. “Misturas de aguardentes com ingredientes desconhecidos podem provocar reações adversas no organismo e o consumidor precisa estar atento ao que ingere, visando evitar intoxicação”, diz Paulo Bezerra.

Consumo de bebidas alcoólicas deve ser analisado, evitando misturas que podem fazer mal à saúde (Fotos: Olival Santos)

Também é importante observar o gelo a ser consumido durante as festividades de fim de ano. Isso porque, de acordo com o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, “gelo do tipo escama não serve para ser consumido e deve ser usado apenas para manter gelados os produtos”. O utilizado para consumo humano é vendido em cubos e a água usada para produzi-lo deve ser potável, a exemplo da água mineral”, reforça.

Outro cuidado importante diz respeito ao uso do banheiro. “Além de sempre lavar as mãos após utilizá-lo, é necessário usar papel para abrir ou fechar as portas do sanitário. As maçanetas são locais propícios para infecção e, por isso, precisam de toda atenção”, conclui Paulo Bezerra.


Encontrou algum erro? Entre em contato