LITORAL NORTE
Líder de organização criminosa é morto em operação

Uma operação desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) nesta terça-feira, 26, desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas nas cidades de Barra de Santo Antônio e Paripueira. O líder da organização, Weliton dos Santos Barros, o “Chinês” morreu após uma troca de tiros.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Os documentos foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base nas provas técnicas apresentadas pela investigação e que comprovam a participação dos alvos em crimes.
Investigações realizadas pelo delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DNARC), detectaram que a organização criminosa era liderada por Weliton dos Santos Barros, o “Chinês, e que o grupo vinha praticando diversos crimes na região desde 2009.
Como a principal atividade da organização criminosa era o tráfico de drogas, parentes e outros comparsas atuavam auxiliando as atividades ilícitas na região entre Guaxuma e Barra de Santo Antônio.
Uma das principais características dos envolvidos era a forma violenta como atuavam, daí deriva o vasto histórico de homicídios ligados ao grupo. Em 2012 esse mesmo grupo foi acusado de mais de 20 homicídios no Litoral Norte.
Durante a operação, Weliton foi abordado por equipes do Bope em uma residência no município de Coruripe. A polícia recebeu informações de que ele tinha planos de expandir o tráfico de drogas para o Litoral Sul de Alagoas.
Segundo informações da Polícia Militar, ao ser abordado, ele tentou fugir e efetuou disparos contra os militares. Os policiais revidaram e atingiram Weliton.
Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38, aproximadamente 300 gramas de maconha e uma balança de precisão. Weliton possuía uma vasta ficha criminal e respondia a pelo menos 10 inquéritos por tráfico de drogas, roubo e homicídio.
Já no Litoral Norte foram presos José Luís da Silva Calheiros Júnior, conhecido como Capitão, Edvan Lourenço dos Santos, conhecido como “Edmilson”, e Cleverton Santos de Mendonça, conhecido como “Kekinho”.
Com Jeferson os policiais apreenderam uma grande quantidade de crack e uma balança de precisão. Edvan, segundo a polícia, também possui outras passagens pela polícia por tráfico e abuso de autoridade.
Giovani Luís Santos de Moura foi preso em flagrante em Paripueira durante o cumprimento dos mandados. Na residência, os policiais apreenderam cerca de um quilo de maconha prensada, que estava escondida embaixo de uma pia. Também foram encontrados celulares, um tablet e pen drives.
Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a DNARC, no bairro de Bebedouro, para lavratura dos procedimentos.