BAIRRO CONDENADO

Ginásio do Sesi não comporta todos os moradores das áreas de risco

Por Bruno Fernandes 27/04/2019 - 14:08

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
Ginásio do Sesi não comporta todos os moradores das áreas de risco

O Ginásio do Sesi, escolhido para ser abrigo de moradores do Mutange, Bebedouro e Pinheiro em caso de chuva forte não possui capacidade para abrigar os residentes das regiões atingidas pela instabilidade do solo que ainda não tem suas causas apontadas. O local selecionado na última semana pela Defesa Civil Municipal possui capacidade para apenas 8.500 pessoas na área coberta. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, entidade que administra o local.


Mesmo com um outro espaço menor com capacidade para cerca de 3 mil pessoas localizado no mesmo complexo esportivo, quase 19 mil pessoas continuariam desabrigadas caso o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Compdec) seja colocado em prática, pois, se somado, o número de habitantes das três regiões atingidas pode chegar a quase 30 mil. A atualização do documento, por enquanto, tem validade até o dia 30 deste mês, quando será divulgado o laudo oficial pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentando as causas do fenômeno que já dura mais de um ano.


Localizado no Trapiche da Barra, o ginásio, além de sediar eventos esportivos, também é utilizado para cultos religiosos e shows musicais. Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, inicialmente o Plano de Contingência, entregue no dia 17 deste mês ao Ministério Público Estadual, tem como objetivo principal assegurar abrigo para quase 6.800 pessoas localizadas nas áreas de risco do bairro do Pinheiro, porém, também serve para as demais regiões atingidas, como revelado na audiência pública no Senado Federal em março passado.

Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas.


Encontrou algum erro? Entre em contato