JOGO DO PODER

Volta de Fábio Farias muda rumos na família Pereira

Deputada Jó sai da oposição; tom conciliador de secretário deve destravar Governo
Por Odilon Rios 28/04/2019 - 06:09
Atualização: 28/04/2019 - 10:41

ACESSIBILIDADE


O efeito mais imediato da posse de Fábio Farias no comando do Gabinete Civil veio umdia depois, na Assembleia Legislativa: quem era governo, voltou a ser governo. E a oposição ocupou a antiga colocação.

Isso porque a aposta no caráter conciliador de Fábio pode modificar os ainda insistentes focos de desgaste neste segundo Governo Renan Filho.

A deputada Jó Pereira, mesmo sendo governista, acumulava críticas contundentes à administração Renan Filho. Tanto que ganhou de Olavo Calheiros o título de maior opositora do sobrinho do parlamentar na Casa.

Convidada, Jó apareceu na concorrida posse de Farias no Palácio República dos Palmares, na segunda-feira,22. Também esteve o irmão dela, Joãozinho Pereira.

Na terça, na Assembleia, Jó mantinha um discurso contundente, mas num tom de conciliação que agradou ao governo. E viu, ali, o primeiro efeito positivo do retorno de Fábio Farias ao Gabinete Civil.

Davi Maia e Bruno Toledo - cuja oposição ao governo é fraca, intelectualmente rasa e não encontra eco fora da Assembleia - discutiam sobre o papel do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e eram facilmente rebatidos pelo líder do governo, Sílvio Camelo, quando Jó Pereira mostrou que, em 2018, o Programa de Distribuição de Sementes do fundo reservou R$ 16 milhões para a compra de sementes. Mas, em 2019, foram R$ 5,9 milhões. Sugeriu que a Secretaria de Agricultura fortalecesse o Banco de Sementes, apoiando a compra de sementes crioulas dos pequenos produtores.

Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas.


Encontrou algum erro? Entre em contato