SÃO JOSÉ DA TAPERA

Vereador denuncia mortandade de peixes por falta de saneamento na cidade

Por Sofia Sepreny 27/11/2019 - 10:55
Atualização: 27/11/2019 - 11:21

ACESSIBILIDADE

Divulgação
MP irá investigar denúncia
MP irá investigar denúncia

O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil público para apurar a falta de saneamento na cidade de São José da Tapera. De acordo com a denúncia feito ao MP pelo vereador da cidade, Cosme Guedes, peixes estão morrendo por conta do crime ambiental. 

Segundo a denúncia, " o abandono da prefeitura quanto ao saneamento da Lagoa Caiçara, vem resultando em mortalidade dos peixes, mal cheiro e pode vir a adoecer a população que vive em seu entorno". 

De acordo com a população, a Lagoa Caiçara é considerada um ‘Cartão Postal’ da cidade, mas a falta de saneamento básico e a imensa poluição às margens da barragem castigam a paisagem do município sertanejo.

Na portaria o MP considerou que "que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e recuperá-lo para as presentes e futuras gerações;

Determinou também a realização de uma audiência, no dia 22 de janeiro, às 10h com o Instituto do  Meio Ambiente – IMA, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, Batalhão da Polícia
Ambiental - BPA e o vereador.

No mesmo inquérito foi solicitado ao BPA que se faça um relatório ambiental na Lagoa Caiçara, a ser apresentado na audiência. 

A decisão foi assinada pelo promotor de justiça Ricardo Libório.


Encontrou algum erro? Entre em contato