REDE PÚBLICA
Professores fazem ato para cobrar repasse dos precatórios do antigo Fundef

Professores da rede pública de ensino de Alagoas realizaram protesto na manhã desta segunda-feira, 27, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para cobrar a divisão e o repasse dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), hoje Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Diversos profissionais participaram da manifestação, que representou 23 municípios do estado. De acordo com a professora Rosimeire Moraes, de União dos Palmares, a luta da classe é pelo percentual de 60% dos valores repassados aos municípios alagoanos.
"Os prefeitos não querem fazer esse repasse, mas nós temos direito. Já fomos à Brasília, no STF, no Senado e hoje estamos aqui. Esperamos que os outros 40% desses valores sejam destinados para a manutenção das escolas para melhoria da infraestrutura das instituições, mas os outros 60% é nosso.".
A ideia do ato é tentar chamar atenção e conversar com os prefeitos para que um acordo seja feito e que os valores dos precatórios sejam passados para os profissionais.
Em nota, a AMA informou que será realizada uma audiência pública com representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas da União e do Estado, além de sindicatos da categoria.