OPERAÇÃO MANDACARU

Exército em Alagoas está de sobreaviso para atuar no Ceará

Portaria assinada na última sexta-feira dá poder de polícia a militares das Forças Armadas
Por Bruno Fernandes 24/02/2020 - 10:51
Atualização: 24/02/2020 - 13:37

ACESSIBILIDADE

Tays Santos
Militares do 59º BIMtz durante comemoração dos 370 anos do Exército
Militares do 59º BIMtz durante comemoração dos 370 anos do Exército

Militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) em Alagoas estão de sobreaviso para viajar ao Ceará e desempenhar o papel da Polícia Militar nas ruas de algumas cidades.

Os policiais cearenses realizam um motim para pedir reajuste salarial ao governo. O impasse sobre o reajuste perdura desde o dia 5 de dezembro.

A informação do envio de tropas foi confirmada nesta segunda-feira, 24, pela Assessoria de Comunicação ao EXTRA.

Atualmente o Ceará conta com a atuação de 2,5 mil soldados do Exército Brasileiro, além de 150 agentes da Força Nacional, enviados ao estado para conter a crise na segurança pública.

A portaria assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 21, autorizou o emprego das Forças Armadas no Ceará, na chamada “Operação Mandacaru”.

A portaria dá orientações ao comandante da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Entre as recomendações, está a de que o comandante do Exército escolha um líder para coordenar a operação e busque “evitar o confronto com grevistas”. O 59º BIMtz não informou o quantitativo de militares que poderão ser enviados.

"Já recebemos a ordem e estamos em sobreaviso para viajar a qualquer momento para Fortaleza e cumprir a missão que nos for dada", informou a Assessoria de Comunicação do BIMtz. Vale ressaltar que o Ceará registrou 51 mortes em 48 horas.

Algumas cidades do Ceará, entre elas Milagres, Forquilha, Canindé e Paracuru, suspenderam os eventos carnavalescos. Os prefeitos alegam a falta de segurança por causa da paralisação dos policiais militares.

Até o momento, militares do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada (14º BIMtz), em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, também foram acionados e embarcaram nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira para o Ceará.


Encontrou algum erro? Entre em contato