ATENÇÃO

Ivermectina de uso veterinário não é recomendada para humanos, alerta Conselho

Por Redação com CRMV 27/05/2020 - 16:05
A- A+
Divulgação
Medicamento tem tido alta procura de pacientes afetados pela Covid-19
Medicamento tem tido alta procura de pacientes afetados pela Covid-19

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV-AL se posicionou contra nesta quarta-feira, 27, ao uso de ivermectina de uso veterinário no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

O posicionamento, segundo o Conselho foi motivado pela divulgação de reportagem que abordou o pedido feito pelo vereador de Maceió, Francisco Sales, ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública do Estado, pedindo a suspensão da venda do medicamento.

“Não podemos comprometer a saúde animal por causa da não disponibilidade do produto destinado aos humanos nas redes de farmácia usuais”, afirma a presidente do Conselho, Annelise Nunes.

O esclarecimento, enviado por meio de ofício ao vereador Francisco Sales, ressalta ainda que a medida mais acertada nesse caso seria recomendar que seja evitada a venda de forma indiscriminada e que a mesma ocorra apenas com receita emitida por um médico veterinário com inscrição ativa no CRMV e com a retenção da mesma. 

A nota destaca ainda que a Cloroquina/Hidroxicloroquina, também citada na solicitação do parlamentar, não é de utilização usual na clínica médica e quando seu uso se faz necessário, é utilizada a mesma disponível para humanos.

Vale lembrar também que antes mesmo da pandemia, em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa já alertava sobre o risco do uso da Ivermectina como medicamento veterinário por humanos.

A Ivermectina de uso veterinário é usada no controle e tratamento de parasitas internos e externos dos animais domésticos. O tratamento antiparasitário é feito de forma controlada pelo médico veterinário.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato