COVID-19
Prefeitura de Cacimbinhas desenvolve ações eficientes no combate à pandemia

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, a Prefeitura Municipal de Cacimbinhas vem
desenvolvendo ações que buscam minimizar os efeitos da pandemia em toda a cidade.Através de um controle mais eficiente do fluxo de pessoas,foram implantadas barreiras sanitárias no Centro da cidade e locais em que foi registrado algum tipo de aglomeração, monitorando principalmente a temperatura e possíveis sintomas gripais característicos da Covid-19.
Segundo o prefeito do município, Hugo Wanderley, todas as ações possíveis para conter o avanço da doença no município devem ser tomadas. “Fizemos trabalho de orientação junto aos comerciantes, fizemos barreiras no comércio da cidade para evitar aglomerações, medir temperaturas e assim evitar a proliferação do vírus”, destacou.
Cacimbinhas é uma cidade no Sertão de Alagoas que possui um comércio de rua expressivo, por isso as regras para funcionamento de feiras e mercados, por exemplo, precisaram ser mais rígidas e as medidas de higiene e segurança reforçadas para a proteção de toda população.
O funcionamento da feira livre, por exemplo, foi suspenso. “Orientamos os comerciantes a comercializarem em casa e estamos monitorando. Já o Mercado da carne continua aberto, mas com restrições; só é permitida a entrada de uma pessoa por tarimba e orientamos a entrega em domicílio. Dessa forma diminuímos o fluxo de pessoas”.
Como incentivo à população para realizar a lavagem frequente das mãos, lavabos foram instalados nos principais pontos de aglomerações na cidade. “Estamos avançando também com a desinfecção de diversas ruas do município, através de um maquinário, além da desinfecção manual de calçadas, nos principais pontos em que se concentram pessoas”, afirmou o prefeito.
Para os atendimentos de saúde, a população conta com o Centro de Saúde, com funcionamento 24 horas, com médicos de plantão e toda uma equipe multidisciplinar de prontidão para atender os casos mais urgentes.
“Fortalecemos também as ações das Unidades Básicas de Saúde do município para que a população seja atendida em casa, dentro das residências. Isso é muito importante e tem evitado diversos internamentos”, enfatizou Wanderley.
A contratação de novos profissionais para a Vigilância Sanitária também foi uma medida efetiva adotada pela gestão. “Preservar a vida da população da cidade é o principal objetivo de cada uma dessas determinações”, frisa o prefeito.