ESTUDO
Pesquisa do MPPS/Cesmac desenvolve produtos com uso da própolis vermelha para pacientes com câncer de boca

A Própolis Vermelha de Alagoas é um produto natural que se destaca pelas diversas características benéficas para a saúde, incluindo o potencial anti-inflamatório, contribuindo com a redução da inflamação na cavidade bucal, podendo auxiliar no prognóstico do paciente com Carcinoma Espinocelular de Cavidade Bucal. A comprovação foi feita no estudo desenvolvido por equipe de pesquisadores do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/Cesmac).
Os resultados foram apresentados na última semana, durante o Seminário do PPG Empresa, realizado pela Fapeal, com apresentação dos relatórios finais do Edital PPG-Empresa da Fapeal, que conta com duas bolsas de Mestrado para o MPPS/Cesmac, duas bolsas de iniciação tecnológica (destinadas para alunos de graduação da odontologia) e uma bolsa de doutorado que seguiu para o Renorbio - UFAL.
'' O projeto tem como objetivo principal desenvolver e testar diferentes manipulações da PVAL extraída a partir da borra associadas a nanopartículas, enxaguatório bucal e gel odontológico em pacientes portadores de Carcinoma Espinocelular de Boca (CECB) no controle de proliferação de células neoplásicas do CECB, diminuição da bacteremia e controle de crescimento de fungos na cavidade bucal para minimizar os efeitos deletérios desses microorganismos antes, durante e após o tratamento antineoplásico. O significado desse edital para o PPG-MPPS foi de grande valor agregado em bolsas que outrora nunca haviam sido financiadas, pois o CNPq e a CAPES não disponibilizam bolsas para os programas de mestrado profissional, entretanto, a Fapeal financiou essas bolsas para os nossos alunos”, explica e destaca a orientadora, Profa. Dra. Camila Beder.
A pesquisadora destaca também a importância do momento, onde os resultados foram apresentados para visibilidade do trabalho realizado pelo MPPS/Cesmac, com os produtos patenteados (duas patentes), produtos de tecnologia social (produtos técnicos) além dos prêmios que recebidos pelas apresentações dos resultados da fase in vitro do projeto.
A empresa Fernão Velho, com tradição desde 1998 em potencializar a produção e a comercialização do mel de abelhas e derivados nos mais altos padrões de qualidade, incluindo a própolis vermelha de Alagoas, abriu as portas para a ciência alagoana, com reflexos internacionais.
De acordo com o diretor presidente e agrônomo Mário Calheiros, os cientistas de Alagoas, do Brasil e do mundo precisam contar com espaços para a realização das pesquisas. “Estamos muito satisfeitos com o interesse da Ufal e do Cesmac em desenvolver trabalhos mais nobres, utilizando a própolis vermelha de Alagoas, que realmente é única e tem substâncias muito poderosas para o combate e prevenção de doenças agressivas, como o câncer.
A Dra. Camila Beder tem nos dados um suporte muito grande com as alunas do Cesmac, juntamente com os outros pesquisadores e naturalmente com todo o poio de instituições e órgãos que incentivam a pesquisa. Continuamos com a equipe de pesquisadores já focados em trabalhos futuros com esses cientistas para que possamos cada vez mais contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, reforça Mário Calheiros. (Acesse o link para conhecer a empresa: https://www.fernaovelho.com/.
A equipe de pesquisadores contempla: Profa. Dra. Camila Beder – Orientadora; Profa. Dra. Sonia Ferreira – Coorientadora, que também é Coordenadora do MPPS/Cesmac; colaboração da Profa. Dra. Aldenir Feitosa - Coordenadora Stricto Sensu, e equipe de professores do MPPS, além das cirurgiãs-dentistas, egressas do curso de Odontologia do Cesmac, Larissa Tinô e Danlyne Queiroga.
A iniciativa também acontece em parceria com os professores da UFAL Ticiano Gomes, Carlos Arthur Almeida, Magna Moreira, e do Doutorando João Carlos de Melo Araújo e ainda com o Prof. Marcio Ajudarte Lopes (FOP-UNICAMP) e ainda o Prof. Nadeem Islam, da University of Florida. Acesse o link e saiba mais sobre o MMPS/Cesmac: https://bit.ly/3hWF5NM