INTERIOR
Prefeitura do Pilar mobiliza pescadores e ação tira mais de 4 toneladas de lixo da lagoa Manguaba

Uma semana antes do workshop que dará início ao projeto de limpeza e desassoreamento do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba, o prefeito Renato Filho mobilizou as secretarias de Governo, Meio Ambiente e Urbanismo para uma ação com a participação de pescadores que vivem do pescado na laguna Manguaba, no Pilar.
Impressionante
Do material retirado da lagoa estão eletrônicos, eletrodomésticos, tonéis e até um motor de carro. “Infelizmente não há um projeto universal de educação ambiental, como também não há fiscalização por parte dos municípios. É uma realidade dura, mas que precisa ser exposta. Acredito que esse projeto liderado pelo prefeito Renato Filho será o pontapé de um novo momento para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado, para o meio ambiente e socialmente essencial”, explica Marçal Fortes, secretário municipal do Meio Ambiente e presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma).
.jpeg)
Workshop
Na sexta-feira, 18, Pilar vai sediar o primeiro movimento para a formulação do projeto de limpeza e dragagem. “O pessoal da Ufal vai nos mostrar os estudos já realizados e vamos iniciar as discussões para montar uma agenda. Neste encontro já vamos contar com o pessoal do conselho do Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). Já contamos com a Ufal como parceira e vamos buscar todos os envolvidos para que a missão seja possível a curto prazo. É uma ação que precisa da participação de todos, mas não pode ser letárgica”, argumenta Renato Filho.
Publicidade