TRAPICHE
Vigilância interdita padaria por falta de higiene e risco sanitário

A falta de higiene e má conservação de máquinas levaram uma padaria no Trapiche da Barra à interdição pela Vigilância Sanitária de Maceió nesta quarta-feira (4). O estabelecimento estava com várias irregularidades e funcionava em condições precárias gerando risco à saúde dos consumidores.
A fiscalização da Vigilância estipulou o prazo de 30 dias para que o estabelecimento possa ser readequado às normas sanitárias e só poderá ser reaberto após uma nova inspeção. A multa estabelecida nesses casos pode variar de R$ 180 a R$ 19.000. Nas fotos divulgadas pelo órgão, é possível ver a presença de um cão junto aos produtos na cozinha, munda desorganização e sugeira nos utensílios.
O coordenador geral da Vigilância Sanitária, Airton Santos, relembra que o objetivo maior das fiscalizações é conscientizar os comerciantes sobre a importância de manter seus estabelecimentos dentro dos padrões sanitários necessários à manutenção da saúde humana.
“Nessa padaria, por exemplo, encontramos muitos pontos que necessitam de readequação e, ainda assim, nossa preocupação principal foi de orientar sobre os erros encontrados e as consequências que aquelas irregularidades poderiam trazer para a saúde das pessoas que consumiam os produtos comercializados no local”, reforça Airton Santos. O nome do estabelecimento não é divulgado nesses casos.
A Vigilância Sanitária também conta com um Disque denúncia, que funciona por meio do número no 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem solicitar inspeção de estabelecimentos irregulares no município.