SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Prefeitura mantém vacinação antirrábica mesmo após a campanha
A campanha de vacinação antirrábica animal extrapolou a meta alcançada em São Miguel dos Campos, mas a prefeitura está mantendo o serviço para garantir que animais fiquem imunes à doença fatal. Os moradores que não conseguiram vacinar seus cães e gatos de estimação podem levá-los ao prédio da Vigilância em Saúde para receber o imunizante ou retirar a vacina para aplicação na residência.
O prédio da Vigilância em Saúde fica na Rua Alcides de Sá, vizinho à Igreja de Nossa Senhora de Ó. O horário de atendimento é das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira. Para retirar a vacina, basta levar um recipiente com gelo, além dos documentos de identificação pessoal do dono do animal.
A Campanha de Vacinação Antirrábica (canina e felina) 2021 foi encerrada no dia 6 deste mês em todos os bairros da cidade. Mais de 6 mil gatos e cães foram imunizados contra a raiva animal. No ano passado, o número de animais vacinados foi de 5.834.
“Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Entre os principais sintomas da raiva canina e felina estão a agressividade, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento. Por isso, a importância de vacinar cães e gatos onde, além de protegê-los, também se preserva a saúde dos munícipes. Desta forma, a Secretaria de Saúde deu apoio logístico às equipe para que esse objetivo fosse alcançado”, disse a secretária de Saúde, Adeline Carvalho.