PASSO DE CAMARAGIBE
Sem fiscalização, turistas agridem APA Costa dos Corais com festa nas piscinas naturais
O Instituto Bioma Brasil, organização não governamental, divulgou nesta terça-feira, 28, um flagrante de agressão ao meio ambiente na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral de Alagoas.
“A festa, com aglomeração, aconteceu na maior área costeiro-marinha protegida do Brasil, que abriga a população de peixes-bois nativos e reintroduzidos, além de espécies de corais e peixes ameaçados de extinção” alertou o instituto. O flagrante que denuncia a falta de controle e desrespeito ao Plano de Manejo das piscinas naturais também denuncia a omissão dos órgãos ambientais no estado.
A reportagem do EXTRA manteve contato com o poder público para saber as medidas que serão adotadas no caso. O Ministério Público Federal (MPF) ainda não recebeu denúncia sobre o fato, mas está buscando dados para definir como vai proceder, segundo a assessoria. O Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) não retorna o atendimento eletrônico, único disponível, para falar sobre a ocorrência.
O monitoramento, fiscalização e pesquisa nessas áreas são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Capitania dos Portos e até as Colônia de Pescadores.
Já a Prefeitura de Passo de Camaragibe disse, através de um assessor, que a festa era particular e não foi autorizada pelos órgãos competentes do município. Também falou que a Prefeitura está à procura de informações para detectar onde houve falhas na fiscalização e que vai conversar com o pessoal que fez o transporte do grupo de turistas às piscinas para descobrir responsáveis pela infração.
O flagrante da presença de pessoas sem controle e nociva ao bioma revoltou a quem teve acesso às imagens nas redes sociais. As pessoas revelaram preocupação sobre as agressões que podem acontecer às piscinas naturais no litoral alagoano com a proximidade das comemorações do Ano Novo.
A agressão ambiental em Passo de Camaragibe também foi denunciada pelo jornalista André Trigueiro, da Globo News, que chamou atenção para o fato em rede nacional. “Omissão das autoridades ambientais na região da pousada do Ministro do Turismo!, disse na postagem.