NOSSA SENHORA DO PILAR

Pilar presta homenagens à padroeira com tradicional procissão pelas ruas da cidade

Prefeito Renato Filho adota protocolo sanitário rigoroso e viabiliza manifestações de fé e devoção à santa
Por Redação 05/02/2022 - 12:04
A- A+
Secom/Pilar
Imagem de Nossa Senhora do Pilar é companhia de muitos moradores da cidade
Imagem de Nossa Senhora do Pilar é companhia de muitos moradores da cidade

A população do Pilar vivenciou esta semana momentos de profunda comoção com as homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar. A festa religiosa, que entrou para o calendário turístico do estado e acontece todo dia 2 de fevereiro, teve como ponto alto a procissão pelas principais ruas numa manifestação de grande devoção à santa. Mergulhados na fé, moradores e visitantes percorreram o caminho na companhia da Orquestra Filarmônica Raul Ramos e show pirotécnico.

A imagem de Nossa Senhora do Pilar é companhia de muitos moradores da cidade e eles exibiram réplicas no momento da passagem da procissão. Pilar comemora seu aniversário de 150 anos no mês de março, mas é no dia da Padroeira que a população exalta maior felicidade. Desde as primeiras horas da manhã o clima de comemoração tomou conta dos habitantes e visitantes que planejaram a participação nos eventos. Por causa da pandemia e para evitar a transmissão do vírus, a Prefeitura do Pilar adotou medidas sanitárias mais rigorosas, mas que não diminuíram o brilho da festa.

A missa na Igreja Matriz começou às 9 horas, celebrada pelo cônego Claudinier Medeiros, mas estava reservado para às 15 horas os momentos de maior emoção da festa. A missa campal aconteceu na Praça Floriano Peixoto, reunindo fiéis e gerando a grande procissão pelas ruas. Pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira lembrou que a população pilarense “é um povo de muita fé”.

“O tema da festa da padroeira foi o versículo em que Maria diz: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lucas 1:38). Portanto, da mesma forma que o Senhor veio a nós por meio dela, nós devemos ir a Ele por meio de Nossa Senhora”, destacou o religioso.

O prefeito do Pilar, Renato Filho, não poupou esforços para realizar as comemorações num ambiente com segurança. Foi necessário definir um protocolo mais rigoroso para promover a Festa da Padroeira, inclusive com limitação no número de participantes.

As medidas, como distribuição de máscaras e álcool para higienização, foram assertivas e a festa só foi encerrada na quinta-feira com a tradicional elevação, ao meio-dia, da imagem de Nossa Senhora do Pilar ao altar da Igreja Matriz. Conta a história que a cidade nasceu de forma intrigante e misteriosa após o aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora sobre um pilar no campo. A imagem havia sido encontrada por agricultores e sempre que era levada para capelas, localizadas por perto, ela desaparecia e reaparecia no ponto onde foi achada, sobre o mesmo pilar, dando origem à cidade.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato