PORTO DE PEDRAS

Alagoas tem raríssimo nascimento de peixe-boi em recinto de aclimatação

Por Tamara Albuquerque 26/04/2022 - 18:02
Atualização: 26/04/2022 - 18:20
A- A+
IMCBio
Filhote da peixe-boi Paty nasceu nesta terça-feira em recinto de aclimatação
Filhote da peixe-boi Paty nasceu nesta terça-feira em recinto de aclimatação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), unidade APA Costa dos Corais, informou nesta terça-feira, 26, o nascimento raríssimo e, talvez, primeiro filhote de peixe-boi em recinto de aclimatação no mundo. O filhote nasceu no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras.

O recém-nascido é filho da peixe-boi Paty, uma adulta que foi resgatada em 2014, ainda filhote, no litoral norte de Alagoas, na praia de Pratagy. Naquela ocasião, o fêmea Paty foi resgatada pelas equipes do ICMBio e do Instituto Biota de Conservação. No início da reabilitação, Paty teve sérios problemas de saúde, os quais foram tratados pela equipe veterinária do ICMBio, permitindo que ela ficasse saudável e pudesse ser solta na natureza.

Segundo o ICMBio, a peixe-boi foi transferida para Porto de Pedras em 2019, onde permaneceu no recinto de aclimatação junto com Raimundo, pai do filhote, solto no rio Tatuamunha em novembro de 2021. Durante a soltura, a equipe suspeitou que Paty estava muito “cheinha” e possivelmente prenha, sendo suspensa a soltura dela, prevista para 2021, bem como qualquer manejo clínico.

"A partir de então, o ICMBio por meio da equipe da APACC e CMA, começou um intenso monitoramento da Paty e gestação. Inclusive, com acompanhando do comportamento e a vocalização da fêmea, por meio de parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este evento vem trazer ao Projeto Peixe-Boi a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre a reprodução da espécie, comportamento e saúde, além da sensibilização ambiental da população em relação ao peixe-marinho, espécie ameaçada de extinção no Brasil", postou o instituto na rede social.

O nascimento do filhote, que ainda vai ganhar um nome, coloca Alagoas em evidência.

O recinto de aclimatação do ICMBio foi montado para a recuperação e adaptação ou readaptação ao ambiente natural dos animais resgatados pelo Projeto Peixe-Boi, que atua em Alagoas desde 1992, executado pelo Instituto Chico Mendes, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). O Projeto já havia registrado o nascimento de outros filhotes, mas fora do recinto.



Encontrou algum erro? Entre em contato