DÉBITO DE R$ 15 MILHÕES

Sesau atrasa repasse de recursos ao Conisul e instituições suspendem atendimento à população

Por Tamara Albuquerque 07/08/2022 - 08:28
Atualização: 07/08/2022 - 08:50
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Conisul
Pauline Pereira, superintendente do consórcio
Pauline Pereira, superintendente do consórcio

O Consórcio Intermunicipal do Sul (Conisul) do Estado de Alagoas denunciou à mídia que importantes prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidade estão suspendendo atendimentos à população por falta de pagamento pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A medida é uma retaliação ao descaso no repasse de verbas ao Consórcio, cujo convênio com o governo do estado já conta com dez parcelas atrasadas, uma dívida que ultrapassa R$ 15 milhões.

O convênio, que foi firmado pela primeira vez em 2014, é um dos instrumentos mais importantes do Conisul para a realização de exames, cirurgias e consultas especializadas e contempla mais de 500 mil habitantes situados na Região Sul de Alagoas. Através do Conisul, presente atualmente em mais de 50 cidades alagoanas, os municípios viabilizam a compra compartilhada de medicamentos de diversas classes terapêuticas, além de materiais hospitalares, odontológicos, suplementos nutricionais e itens de limpeza, gerando uma economia média de 30% no valor global, além de garantia na entrega e na qualidade dos itens adquiridos.

O Conisul, segundo a diretoria, trabalha junto as maiores empresas fornecedoras de insumos do país, além de grandes laboratórios reconhecidos nacionalmente.

Após inúmeras reuniões e tratativas por parte da presidência e superintendência do Consórcio, os secretários da Sesau, Gustavo Pontes e da Fazenda, George Santoro, afirmaram ao presidente, Marcelo Beltrão, que efetuarão os pagamentos no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira.

“Em julho, foi liberada uma parcela, mas o valor é pequeno diante do montante devido. A situação crítica tem gerado uma crise na [prestação] saúde da população, uma vez que os diagnósticos e consequentemente, os tratamentos, não estão sendo realizados da maneira adequada”, destacou a superintendente, Pauline Pereira.

A regulação de serviços de saúde feita através do Consórcio representou uma mudança no perfil sanitário da Região. A partir do controle dos recursos, foi possível ampliar a oferta de serviços, proporcionando atendimentos especializados, superando as demandas reprimidas e melhorando os indicadores de saúde do estado, segundo a superintendente.

De acordo com a prestação de contas do Conisul, somente em 2021 foram realizadas quase 45 mil consultas, dentro de um elenco de 21 especialidades médicas, mais de 500 mil exames e cerca de 2 mil cirurgias à população da região. 


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