ENERGIA LIMPA

Instalação de energia solar segue em alta em Alagoas

“Taxação do Sol” não estagnou investimentos no estado
Por Bruno Fernandes 26/03/2023 - 07:50

ACESSIBILIDADE

Energy Brasil
Painel em residência de Maceió
Painel em residência de Maceió

Os investimentos em energia solar continuam crescendo em Alagoas mesmo após a lei que institui o marco legal da micro e minigeração de energia solar passar a valer em janeiro de 2023. Pelo menos é o que mostram os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao revelar que houve nos três primeiros meses deste ano um aumento de 30.226,44Kw na potência instalada no estado em Geração Distribuída (GD), compilados pela Energy Brasil.

No ano passado, quando começou a contagem regressiva para a “Taxação do Sol”, como ficou conhecida a lei, houve um aumento de 46% de potência instalada entre 2021 e 2022 em Alagoas nos 102 municípios que já possuem energia solar por meio da geração distribuída no estado.

O marco legal da microgeração e minigeração distribuída, publicado em 6 de janeiro do ano passado, serviu para regular os custos dos serviços de distribuição das concessionárias, os quais não serão compensados para quem gera a própria energia a partir de fontes renováveis. Ou seja, quem tem geração própria de energia renovável, onde se enquadra a energia solar fotovoltaica, vai economizar um pouco menos na energia compensada.

Confira na íntegra, já nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato