PREJUÍZOS
Eletrodoméstico queimou após apagão? Veja como solicitar ressarcimento para Equatorial Alagoas
Queda de energia afetou o fornecimento de água interrompeu serviços do governo e da prefeitura de Maceió
Uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou a queda de energia em Alagoas e em vários outros estados brasileiros na manhã desta terça-feira, 15. Caso haja prejuízos devido à interrupção de energia, é possível buscar compensação pelos danos.
De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores têm o direito de solicitar compensação por danos em seus equipamentos causados por quedas de energia. relacionadas_esquerda
Inicialmente, o pedido de reembolso deve ser feito diretamente junto à empresa fornecedora de energia elétrica - no caso de Alagoas, a Equatorial. Para solicitar o reembolso é preciso abrir uma reclamação através do site da Equatorial Alagoas ou em uma das lojas da empresa.
O pedido pode ser feito pelo titular da conta contrato ou por representante legal. O consumidor tem o prazo de até 5 anos para solicitar o ressarcimento, a contar da data do dano elétrico no equipamento. Após esse prazo, o consumidor perde o direito ao ressarcimento.
No período do agendamento, os equipamentos reclamados não podem ser consertados, com exceção de geladeiras ou outros equipamentos essenciais à vida, que podem ser consertados após abertura da reclamação, sendo que este fato não indica o compromisso de ressarcimento. O não cumprimento desta orientação poderá ser motivo de indeferimento do pedido.
Em Alagoas, a queda de energia afetou o fornecimento de água em 77 municípios e serviços do governo e da prefeitura de Maceió chegaram a ficar fora do ar. O fornecimento foi restabelecido cerca de uma hora depois do apagão, segundo a Equatorial.
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