MEIO AMBIENTE
Alagoas é o sexto estado com mais encalhes de baleias-jubarte em 2023
Já foram três encalhes no estado até o momentoAlagoas registrou três encalhes de baleias-jubarte durante o ano de 2023, segundo dados fornecidos nesta quinta-feira, 7, pelo Projeto Baleia Jubarte. O número coloca o estado como o 6º no ranking nacional.relacionadas_esquerda
Ainda segundo os dados, ao todo foram registrados 72 encalhes de baleias jubartes em todo o Brasil até o momento neste ano. Bahia (22), Espirito Santos (14), Rio de Janeiro (14), São Paulo (6), e Santa Catarina (4) aparecem logo a frente.
Houve um aumento significativo a partir de julho, quando 22 encalhes foram registrados. O mês de agosto continuou a mostrar um aumento, com 35 baleias jubartes encalhadas.
Na manhã desta quinta-feira, por exemplo, mais um caso de encalhe de baleia jubarte foi relatado, desta vez na praia do Pontal do Peba, localizada em Piaçabuçu, ao sul de Alagoas.
A descoberta mobilizou imediatamente as autoridades locais e especialistas em vida marinha. Um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado, e está prevista a realização de uma necropsia para determinar a causa de sua morte.
Publicidade
Continua após a publicidade