ECONOMIA

Governo federal estuda "dividir" porto de Maceió com Arthur Lira, diz site

Em 2023, plano de investimentos da Codern é de R$ 30 milhões
Por Redação 17/10/2023 - 09:15
Atualização: 17/10/2023 - 09:42
A- A+
Divulgação
Porto de Maceió
Porto de Maceió

O Governo Lula avalia a possibilidade de dividir a Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que atualmente administra portos nos estados do Rio Grande do Norte e Alagoas. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 17, pelo jornal O Estado de São Paulo.

Segundo o jornal, a proposta envolve a criação de uma nova estatal para gerenciar os portos localizados no estado de Alagoas.

A Codern, que tem um plano de investimentos com um orçamento previsto que ultrapassa a casa dos R$ 30 milhões para este ano, tornou-se um ponto de interesse para os políticos rivais, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros. Ambos almejam a liderança da estatal e acompanham de perto os desdobramentos dessa possível divisão. 

A liderança do processo de divisão está sob a supervisão do Ministério de Portos e Aeroportos, comandado por Silvio Costa Filho, que é um deputado licenciado. O Ministério da Gestão, sob o comando de Esther Dweck, também está envolvido nas negociações.

Ainda segundo o Estadão, os apoiadores de Arthur Lira estão confiantes de que o presidente da Câmara tem uma vantagem na disputa, considerando o papel de Silvio Costa Filho nas conversas, devido à sua experiência e conexões políticas. No entanto, o grupo ligado a Renan Calheiros acredita que a posição política de Arthur Lira pode enfraquecer à medida que ele entra na reta final do comando da Casa. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato