208 ANOS

IBGE suspende vídeo comemorativo ao aniversário de Maceió por causa da tragédia da Braskem

Órgão lembra vazio populacional na região dos bairros evacuados documentados no Censo 2022
Por IBGE 04/12/2023 - 15:43
A- A+
Afrânio Bastos
Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto: vítimas da Braskem
Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto: vítimas da Braskem

A Superintendência do IBGE em Alagoas (SES/AL) vem à público manifestar sua profunda solidariedade à população alagoana, em especial a maceioense que, desde 2018, enfrentam as consequências inestimáveis do que hoje é considerado um dos maiores desastres ambientais urbanos em curso do mundo, causado pela atividade mineradora da Braskem.

Durante as operações do Censo 2022, ficou evidente o “apagão populacional” na região dos bairros afetados, que se transformaram em verdadeiras regiões-fantasma, num triste contraste com os dados da operação censitária anterior, em 2010. Foi revelado o esvaziamento populacional da área afetada, com consequências ambientais, econômicas, sociais, afetivas, históricas, dentre outras.

Amanhã, 5 de dezembro, Maceió completa seus 208 anos de emancipação política. Havíamos preparado um vídeo institucional em comemoração, narrado por um respeitado ator local, que representava a identidade de nossa região. No entanto, cancelamos a publicação por entendermos que a ocasião é inoportuna.

Em mais um capítulo dessa tragédia, o iminente colapso da mina nº 18, no histórico bairro do Mutange, e a sua possibilidade de desabamento trouxe nova angústia aos alagoanos e causou novas evacuações nos bairros afetados. Além disso, a Lagoa Mundaú, importante símbolo de Alagoas, que abarca um complexo ecossistema, enfrenta ameaça de salinização, caso haja o colapso.

Ciente de sua missão institucional de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, o IBGE, por meio da SES/AL, reitera o seu compromisso junto à sociedade alagoana e informa que possui uma série de dados, já publicados, que podem ser úteis para a análise e pesquisas acerca do caso Braskem, em Maceió.

Além destes, os dados do Censo Demográfico 2022 seguem sendo devidamente tratados, e serão publicados nacionalmente, tão logo seja possível. Essas informações podem ser consultadas gratuitamente através do Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA (https://sidra.ibge.gov.br/) e da Plataforma Geográfica Interativa - PGI (https://censo2022.ibge.gov.br/apps/pgi/#/home).

Nosso compromisso é com a sociedade alagoana, à qual prestamos toda a solidariedade que lhe é devida, em especial aos que foram ou ainda são moradores do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Farol, e região dos Flexais.


Encontrou algum erro? Entre em contato