DELMIRO GOUVEIA
MP investiga ‘lixão’ ao lado de hospital utilizado para descartar documentos da Prefeitura
Flagrante foi feito durante Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
O despejo de entulhos e até documentos oficiais da Prefeitura de Delmiro Gouveia nas proximidades do Rio Maxixe, resultando em danos ambientais significativos para a região, começou a ser investigado na semana passada em um inquérito instaurado pelo Ministério Público Estadual de Alagoas, por meio da 5ª Promotoria.
Os flagrantes foram constatados durante Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI/AL) e detalhados em relatório utilizado como base para o processo. Os fatos aconteceram em 29/11/2022, durante uma fiscalização junto ao Hospital Regional do Alto Sertão, que fica próximo ao local fiscalizado.
De acordo com o relatório, durante a vistoria do Hospital Regional, um caminhão da Secretaria de Infraestrutura foi flagrado despejando os resíduos sólidos em uma área próxima à unidade de saúde. O motorista, identificado como Jairo Ferreira dos Santos, foi interceptado pelo Batalhão de Polícia Ambiental e confirmou o crime.
Em seus esclarecimentos, o secretário de Infraestrutura, Adriano Alcino de Araújo — acionado pelo funcionário para explicar a situação —, também afirmou que a área, anteriormente utilizada como "lixão", passou a ser um ponto de transbordo para resíduos da construção civil.
“O secretário, por sua vez, informou que na área em questão já funcionou um `lixão', mas, atualmente, passou a ser usada como transbordo e/ou" bota fora" sendo descartados no local pela prefeitura, apenas resíduos da construção civil. Contudo, outros tipos de resíduos foram encontrados no local, incluindo resquícios de documentação da prefeitura de Delmiro Gouveia”, diz trecho do relatório do FPI.
Confira na íntegra, já nas bancas!