POSTO NO SHOPPING

População terá acesso à testagem rápida para detecção do HIV, Sífilis e Hepatite B e C

Iniciativa ocorre neste sábado no Maceió Shopping, das 10 às 15 horas
Por Redação 25/01/2024 - 12:36

ACESSIBILIDADE

SMS/Maceió
Testagem rápida é estratégia eficaz para diagnosticar doenças
Testagem rápida é estratégia eficaz para diagnosticar doenças

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realiza uma testagem gratuita para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação ocorre neste sábado, 27, no Maceió Shopping, das 10 às 15 horas num espaço específico em frente ao Magazine Luíza.

A testagem rápida é uma ferramenta eficaz na prevenção e controle de doenças. Além dos testes rápidos, a ação incluirá também a verificação da pressão arterial e medição de glicemia. Será uma importante oportunidade para verificar como anda o estado de saúde da população, que normalmente tem dificuldades de acesso a esses exames. 

“A testagem hoje é uma das formas de evitar o desenvolvimento da Aids. Quanto mais precoce se descobre a infecção pelo HIV, mais eficaz é o tratamento, que sendo bem conduzido, com boa adesão da pessoa, reduz a carga viral e quebra a cadeia de transmissão do vírus. A pessoa que tem relação sexual desprotegida, é recomendado realizar o teste 30 dias após a exposição de risco ou ao menos uma vez ao ano”, orienta a técnica da coordenação de IST da SMS, Teresa Carvalho.

A testagem rápida, segundo a SMS, é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no Pam Salgadinho, no CTA do Hospital Universitário e no SAE do Hospital Escola Hélvio Auto.

“Ao ampliar o acesso ao serviço, com a ação extramuros, nosso objetivo é que todas as pessoas que sintam a necessidade de fazer o teste a partir da avaliação do seu comportamento de risco em relação às IST, tenham a oportunidade de acesso. O teste é realizado com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o resultado é disponibilizado, no máximo, em 30 minutos”, explicou Teresa Carvalho.


Encontrou algum erro? Entre em contato