saúde

Sesau se compromete a retomar os transplantes renais em Alagoas

A retomada dos transplantes no Estado tem sido uma prioridade do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública
Por Assessoria 20/02/2024 - 11:02

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas
Reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas

Na segunda-feira, 19, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realizou uma reunião onde o Estado de Alagoas comprometeu-se a reiniciar os transplantes renais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de maio próximo. O encontro, liderado pelo Defensor Público Lucas Monteiro Valença, teve a participação do Secretário Executivo de Ações de Saúde (See), Guilherme Ressurreição Lopes, representantes da saúde pública estadual e hospitais conveniados ao SUS.

A retomada dos transplantes no Estado tem sido uma prioridade do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública nos últimos meses. Segundo dados levantados pela instituição junto aos setores de saúde pública e privada estaduais, os transplantes realizados pelo SUS foram interrompidos há mais de dois anos.

Além disso, o Estado apresentou uma proposta, a pedido da Defensoria Pública, de apoio financeiro adicional aos hospitais conveniados para a retomada dos transplantes, inclusive na rede privada.

Para continuar esse trabalho, a Defensoria Pública agendou uma nova reunião para 12 de março com os diretores dos hospitais públicos e privados, com o objetivo de capacitar médicos e reduzir os casos de subnotificação de potenciais doadores, considerando o baixo número de doações de órgãos no Estado.

Estiveram presentes na reunião a Supervisora do Programa de Transplantes (Supe), Daniela Barbosa Ramos; o médico Coordenador da Nefrologia do Hospital Arthur Ramos, Agenor Antônio Barros Da Silva; o Diretor Clínico e Coordenador do Pronto Atendimento e Unidade de Transplantes, Érick Acerb Barbosa; o Diretor Médico da Santa Casa, Dr. Artur Gomes Neto; e o Diretor-Geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato