ESTATÍSTICAS

Maceió lidera crescimento do PIB nas capitais nordestinas

Investimentos da Prefeitura se refletem em indicadores econômicos positivos
Por Ana Luíza Ambrózio/Estagiaria sob supervisão 29/02/2024 - 21:12

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
Capital alagoana
Capital alagoana

Maceió destacou-se no cenário econômico regional, apresentando o maior crescimento do PIB entre as capitais do Nordeste em 2021, conforme dados divulgados nesta quinta-feira,  29,pelo IBGE. O valor registrado foi de R$ 27.484.016,31 bilhões, representando 36,04% do total do PIB de Alagoas, que foi de R$ 76,2 bilhões.

O crescimento do PIB é um indicador relevante para o desenvolvimento econômico municipal. Maceió ampliou sua posição no ranking em relação a outras capitais nordestinas, como Natal, João Pessoa e Aracaju.

Comparando os anos de 2021 e 2020, o PIB de Maceió teve um crescimento de 19,88%, colocando a cidade como a capital do Nordeste com o maior avanço nesse indicador. Esses números levaram Maceió à quinta posição no ranking do PIB da região.

A geração de empregos é um indicador positivo do crescimento do PIB, e Maceió tem investido nesse aspecto. A cidade possui uma das menores taxas de desemprego do Nordeste, segundo dados da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do IBGE.

No último trimestre do ano passado, Maceió reduziu sua taxa de desocupação de 9,1% para 8,4%, superando a média nordestina de 10,4%. O setor do turismo tem sido um impulsionador significativo na criação de novas vagas de emprego, com Maceió destacando-se como um dos destinos mais procurados no Brasil.

PIB

O cálculo do PIB feito pelo IBGE leva em conta atividades econômicas como a agropecuária, indústria, serviços, tais como administração, defesa, educação e saúde públicas, além da seguridade social. São levados em consideração os impostos e subsídios sobre produtos.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato