NO TOPO DA LISTA

Caixa prioriza prefeitura do pai de Arthur Lira em programa habitacional

Barra de São Miguel é a menor entre as que firmaram contratos com o banco até o momento
Por Redação 19/03/2024 - 08:59

ACESSIBILIDADE

Reprodução/instagram
Prefeito da Barra, Benedito de Lira anuncia ao lado do filho Arthur Lira construção de 200 casas
Prefeito da Barra, Benedito de Lira anuncia ao lado do filho Arthur Lira construção de 200 casas

A Caixa Econômica Federal, sob a gestão de Carlos Antônio Vieira, indicado por Arthur Lira, optou por priorizar Barra de São Miguel (AL) no programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi revelada nesta terça-feira, 19, pelo jornal O Globo.

A cidade, de 7,9 mil habitantes e administrada pelo pai de Lira, Benedito de Lira (PP), foi uma das primeiras a receber unidades habitacionais. A escolha da cidade alagoana, no entanto, levantou questionamentos, uma vez que Barra de São Miguel é a menor entre as que firmaram contratos com o banco até o momento.

Além da população ser pequena, o município é a única no Nordeste, região com o maior deficit habitacional do país, segundo dados do Ministério das Cidades.

Carlos Antônio Vieira assumiu o comando da Caixa em novembro do ano passado e, poucos dias após sua posse, participou de uma cerimônia sobre o programa Minha Casa, Minha Vida no Palácio do Planalto. A assinatura do contrato com Barra de São Miguel ocorreu em 1º de março, com a presença de Lira e Vieira, em um evento marcado por clima festivo.

A indicação de Vieira para a presidência da Caixa foi resultado de uma negociação entre o centrão e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Políticos locais classificaram o evento como "dia histórico", onde Lira e Vieira foram apresentados como as estrelas.

Questionado sobre sua atuação, Lira afirmou ser um "deputado de Alagoas que busca recursos para o estado e os municípios alagoanos na Caixa". A prefeitura de Barra de São Miguel não se pronunciou sobre o assunto. A Caixa destacou que os municípios atendidos até o momento apresentaram propostas que cumpriram os requisitos necessários.


Encontrou algum erro? Entre em contato