NO TOPO DA LISTA
Caixa prioriza prefeitura do pai de Arthur Lira em programa habitacional
Barra de São Miguel é a menor entre as que firmaram contratos com o banco até o momentoA Caixa Econômica Federal, sob a gestão de Carlos Antônio Vieira, indicado por Arthur Lira, optou por priorizar Barra de São Miguel (AL) no programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi revelada nesta terça-feira, 19, pelo jornal O Globo.
A cidade, de 7,9 mil habitantes e administrada pelo pai de Lira, Benedito de Lira (PP), foi uma das primeiras a receber unidades habitacionais. A escolha da cidade alagoana, no entanto, levantou questionamentos, uma vez que Barra de São Miguel é a menor entre as que firmaram contratos com o banco até o momento.
Além da população ser pequena, o município é a única no Nordeste, região com o maior deficit habitacional do país, segundo dados do Ministério das Cidades.
Carlos Antônio Vieira assumiu o comando da Caixa em novembro do ano passado e, poucos dias após sua posse, participou de uma cerimônia sobre o programa Minha Casa, Minha Vida no Palácio do Planalto. A assinatura do contrato com Barra de São Miguel ocorreu em 1º de março, com a presença de Lira e Vieira, em um evento marcado por clima festivo.
A indicação de Vieira para a presidência da Caixa foi resultado de uma negociação entre o centrão e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Políticos locais classificaram o evento como "dia histórico", onde Lira e Vieira foram apresentados como as estrelas.
Questionado sobre sua atuação, Lira afirmou ser um "deputado de Alagoas que busca recursos para o estado e os municípios alagoanos na Caixa". A prefeitura de Barra de São Miguel não se pronunciou sobre o assunto. A Caixa destacou que os municípios atendidos até o momento apresentaram propostas que cumpriram os requisitos necessários.