SISTEMAS PARALISADOS

Chuvas e falta de energia prejudicam abastecimento de água em cidades de AL

Chuvas intensas também aumentaram teor de turbidez nos mananciais
Por Redação 07/05/2024 - 10:47

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Chuva causou alagamentos em vários pontos de Maceió
Chuva causou alagamentos em vários pontos de Maceió

Nesta terça-feira, 7, diversos municípios da Zona da Mata de Alagoas enfrentam problemas no abastecimento de água. As causas incluem as chuvas recentes, falta de energia e o rompimento de uma adutora.

As chuvas intensas resultaram em aumento do teor de turbidez nos mananciais de Anadia, Ibateguara (Sistema Severo) e Taquarana, forçando a suspensão temporária da captação. Além disso, em Anadia, o Sistema Coletivo Anadia-Maribondo foi afetado, impactando também o abastecimento em Maribondo.

Por outro lado, a falta de energia paralisou os sistemas produtores em Tatuamunha (Porto de Pedras), Passo de Camaragibe, Ibateguara (Sistema Sumidouro) e Capela. A Casal já acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, para resolver esses problemas.

Em Colônia Leopoldina, o abastecimento foi interrompido devido ao rompimento de uma adutora, enquanto em Joaquim Gomes, as chuvas dificultam a averiguação da causa da parada na captação de água bruta.

Ademais, o Sistema Aviação, importante para o abastecimento em áreas de Maceió, está inoperante desde a madrugada desta terça-feira, 7, devido à falta de energia. A Equatorial está trabalhando no local e prevê o restabelecimento para quarta-feira, 8.

Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada no Sistema Aviação, localizado no município de Maceió, a Equatorial Alagoas informa que uma equipe técnica já foi acionada para atender o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.

Em relação às interrupções no fornecimento de energia elétrica dos municípios de Ibateguara, Porto de Pedras, Capela e Passo de Camaragibe, a Equatorial Alagoas informa que recebeu os chamados da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e que já está adotando as medidas necessárias, de competência da Distribuidora, para restabelecer a energia elétrica das unidades o mais breve possível.


Encontrou algum erro? Entre em contato