QUASE 100 AFETADOS

Jequiá da Praia decreta situação de emergência por causa das chuvas

Precipitações afetaram tanto a zona urbana quanto os povoados do município
Por Bruno Fernandes 07/05/2024 - 11:16

ACESSIBILIDADE

Defesa Civil de Alagoas
Município tem 12 desabrigados, 32 desalojados e 89 afetado
Município tem 12 desabrigados, 32 desalojados e 89 afetado

O município de Jequiá da Praia, no interior de Alagoas, declarou situação de emergência nesta terça-feira, 7, devido às intensas chuvas que assolaram a região. Os impactos das precipitações foram resultaram até o momento em 12 desabrigados, 32 desalojados e 89 afetados na localidade.

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Carlos Felipe Castro, as chuvas provocaram alagamentos de ruas, residências e prédios públicos e privados, além de inundações, deslizamentos de terra e erosões em vias urbanas e estradas vicinais. Esses eventos afetaram tanto a zona urbana quanto os povoados do município, interrompendo os serviços públicos essenciais.

Considerando a urgência das medidas corretivas e preventivas para reconstrução dos prejuízos e minimização dos danos ambientais, sociais e materiais, o decreto de situação de emergência é embasado em parecer técnico da Defesa Civil de Jequiá da Praia

 O decreto autorizou também a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. Além disso, está autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, visando assistir a população afetada.

Também está autorizado o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares localizadas em áreas de risco de desastre. Essas medidas visam garantir a segurança global da população e minimizar os impactos futuros de eventos naturais.


Encontrou algum erro? Entre em contato